Destaques

Haylou Solar Pro: Vale a Pena em 2025?

Imagem
Se você está em busca de um smartwatch com cara de relógio que seja bonito, acessível, repleto de recursos úteis e com uma ótima autonomia de bateria, o Haylou Solar Pro pode ser uma excelente opção dentro de tantas opções no mercado. Para facilitar a escolha, resolvi fazer este pequeno review com o propósito de analisar as principais características, vantagens e possíveis pontos negativos deste modelo da Haylou, que é uma marca subsidiária da Xiaomi. Design e Construção O Haylou Solar Pro mantém o design elegante e minimalista que tornou a linha Solar popular. Mas agora ele conta com uma tela AMOLED de 1,43 polegadas  com poucas bordas e um elegante taquímetro ao redor de seu bezel. Ela entrega cores vibrantes, excelente visibilidade, mesmo sob luz solar intensa e um acabamento resistente a riscos e impermeável. O corpo é construído em liga de alumínio , de cor cinza chumbo, tornando-o resistente e ao mesmo tempo leve no pulso. A pulseira de silicone é confortável e pode ser troc...

Gigabyte H610M H não dá vídeo. O que fazer?


Olá pessoal! Recentemente adquiri a Gigabyte UD H610M H DDR4, uma placa-mãe de entrada que é um dos modelos mais baratos disponível da marca com soquete 1700 e suporte aos processadores de décima segunda geração da Intel. Ela utiliza o chipset Intel H610M com suporte a memórias DDR4 de 3200 Mhz distribuídas em dois soquetes de até 32GB, permitindo adicionar até 64GB de memória RAM instalada, além de outras características como circuito VRM híbrido de 8 fases, 4 portas SATA III, uma PCI Express  3.0 no formatro NVMe, uma PCI Express 4.0 X16, 6 portas USB, sendo 2 USB 3.2, formato microATX entre outras.

Porém, existe um pequeno detalhe ao escolher esta placa e modelos similares baseados na mesma BIOS (Basic Input Output System), um detalhe bastante importante a se considerar para evitar quaisquer sustos, como aconteceu comigo. Essa BIOS, assim como a maioria, possuem suporte ao modo CSM (Compatibility Support Module) quando necessário. Este modo permite que Sistemas Operacionais sem suporte ao UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) funcionem, como o Windows 7 por exemplo.


Além do suporte a Sistemas Operacionais legados, o modo CSM também permite instalar placas de vídeo sem suporte ao UEFI, como é o caso dos modelos anteriores à linha GTX 700 da nVidia e linhas R5/R7/R9 da AMD. Ao instalar placas de vídeo mais antigas do que essas, a CPU não consegue se comunicar com a placa de vídeo, a placa-mãe emite um código de erro de 5 beeps (CPU error) e nada aparece na tela, sendo necessário habilitar o modo CSM lá no SETUP.

Exemplos de placas de vídeo com suporte ao UEFI

Acontece que é impossível acessar a BIOS nessa condição, uma vez que o computador não "dá vídeo". Portanto, nessa situação somente duas opções são possíveis. A primeira seria instalar um processador com vídeo integrado, como os modelos sem o código F no final, enquanto que a outra solução seria instalar uma placa de vídeo mais nova (ou menos velha) que tenha suporte ao UEFI, para pelo menos permitir acessar a BIOS e assim habilitar o modo CSM.

Para quem deseja montar um computador e reaproveitar alguns componentes como a placa de vídeo ao utilizar uma placa-mãe baseada na mesma BIOS utilizada na Gigabyte, fica a dica: verifique se a sua GPU suporta BIOS baseada em UEFI antes de realizar os upgrades, para evitar quaisquer transtornos que isso poderá causar. E na dúvida, adquire um processador com vídeo integrado.

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, sugestão ou mesmo se quiser que eu diga um pouco o que estou achando dessa placa-mãe, comente aqui embaixo.

Até mais!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares

Como reaproveitar uma película de celular